terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Bronzeamento SEM SOL

O bronzeado da pele é resultado da ação dos raios solares sobre a derme (camada profunda da pele) e epiderme (camada mais superficial da pele), onde se encontram células chamadas Melanócitos, que estimulados pela ação lesiva dos raios solares sobre a pele produzem um pigmento acastanhado, a Melanina, que ao se depositar sobre a pele confere a esta uma cor mais escura aumentando a resistência da pele à ação dos raios solares e promovendo o Bronzeado.
Este mecanismo natural é uma defesa da pele a ação lesiva do sol, que apesar de aumentar a resistência da pele não confere a esta proteção total e os efeitos danosos das radiações solares promovem o foto envelhecimento e o aparecimento de cânceres de pele. Assim, obter um bronzeado por meio de exposição solar leva, a longo prazo, a ocorrência de danos à pele que muitas vezes são irreversíveis.
A Dihidroxiacetona (DHA) é uma substância que é utilizada em Dermatologia a mais de quarenta anos para o tratamento do Vitiligo, e possui uma ação estimuladora sobre os Melanócitos da epiderme de modo que a aplicação desta substância sobre a pele faz com que estas células produzam Melanina promovendo o bronzeamento da pele sem que haja qualquer efeito danoso sobre esta.
A aplicação do DHA sobre a pele promove um bronzeado intenso sem que seja preciso haver exposição aos raios solares ou o uso de banhos de luz (cabines de bronzeamento artificial), que simulam o efeito solar sobre a pele e como tal também possui efeito danoso gerando foto envelhecimento e o aparecimento do câncer de pele.
O DHA é aplicado em formulações geralmente em associação com outras substâncias como a Eritrulose, que também possui um efeito idêntico ao DHA sobre o Melanocitos, Hidratantes, Filtros solares. A associação mais importante é a do DHA com a Eritrulose, pois isto confere ao bronzeado uma cor mais natural, próximo à coloração obtida pelo bronzeamento pela exposição solar, uma vez que o uso do DHA gera uma coloração muito Dourada e de aspecto artificial que muitas vezes pode produzir um resultado inadequado.
Assim pela aplicação de formulações com uma concentração adequada de DHA em associação com a Eritrulose podemos produzir um bronzeamento natural sem que qualquer efeito danoso à pele se produzido, pois não há a necessidade de haver exposição às radiações solares.
Dúvidas Frequentes
- Existe algum problema neste tipo de bronzeamento?
Não existem problemas no uso do DHA para aplicações sobre a pele. Esta substancia é utilizada há muito tempo em Dermatologia, é uma substancia cujo uso é aprovado pelo FDA, e não casa dano algum a pele.
Segundo o FDA seu uso só é contra indicado para crianças menores de dez anos e pessoas que tenham Hipersensibilidade (alergia) a substancia.
Assim seu uso é seguro, pode ser feito a aplicação em qualquer área do corpo, e evita a necessidade de expor-se ao sol para se obter um bronzeado bonito.

- Quais as vantagens deste método de bronzeamento?
Não é preciso que haja a exposição da pele as radiações solares, seja pela ação do sol ou das Lâmpadas de bronzeamento artificial das cabines de bronzeamento, evitando assim os danos causados a pele pelo uso deste tipo de mecanismo de bronzeamento.
O bronzeamento pode ser feito mesmo no inverno, o que garante uma cor bonita a pele durante o ano todo.
O método gera um bronzeado muito rápido e seguro.

- Quanto tempo demora em aparecer o resultado?
Após duas horas da sua aplicação o DHA já começa a fazer efeito sendo possível observar uma alteração da cor da pele. O efeito máximo se dará após oito horas da aplicação quando a pele se torna bronzeada intensamente.
Assim, pode-se fazer uma aplicação e obter um bronzeado de “Emergência” para ocasiões especiais como casamentos, festas, desfiles de moda, antes de ir à praia ou clube depois de um longo e tenebroso inverno, quando a “reluzencia” da pele clara em demasiado pode causar algum tipo de transtorno.

- Quanto tempo dura o bronzeado?
A duração do bronzeado é muito variável e depende do tipo de pele da pessoa e de alguns cuidados básicos que se deve tomar com a pele.
A perda da coloração da pele após um belo bronzeado se da por um mecanismo natural de defesa da pele que corresponde a Descamação. Diariamente milhões de células de nossa epiderme se desprendem (descamação) e são substituídas por células novas, de modo que de uma forma imperceptível nossa pele esta sendo trocada constantemente.
As células que sofrem descamação são as da camada mais superficial da pele, justamente onde ocorre a ação do DHA, uma vez que este não tem o poder de penetrar profundamente a pele, assim como ocorre com as radiações solares que podem atingir ate mesmo as camadas mais profundas da Derme, e desta forma a durabilidade do bronzeado obtido com o seu uso esta diretamente ligada ao grau de descamação da pele. Naturalmente este Turn-over celular ocorre entre 15 a 21 dias (tempo que a célula epidérmica demora para sofrer a descamação), mas alguns fatores externos podem aumentar o processo reduzindo o tempo de permanência destas células na pele e com isso reduzindo o tempo de bronzeado.
O Atrito da pele com a superfície externa, o ressecamento da pele pela ação do frio intenso ou do calor intenso são os principais fatores que diminuem o tempo de permanência do bronzeado.
Assim, a abrasão da pele pelo uso de buchas de banho, tolha de banho, roupas apertadas, o banho com água extremante quente e exposição da pele desprotegida ao frio do inverno podem diminuir o tempo de permanência do bronzeado pelo aumento da descamação da pele.
De um modo geral o bronzeado permanece intenso por 7 a 15 dias, desde que os fatores descritos sejam evitados. O uso de hidratantes de forma continuada diminui o ressecamento da pele, banhos com água fria/morna, uso de roupas macias e evitar o atrito pesado das roupas de banho sobre a pele, promovem uma permanência maior do bronzeado obtido.

- Minha pele pode ficar manchada?
Sim, podem aparecer “manchas” sobre a pele.
O DHA possui uma forte ação sobre o Melanócito da Epiderme. Sua presença promove localmente a deposição de Melanina gerando o escurecimento da pele. Se uma aplicação irregular for feita, nas áreas onde houve grande depósito do DHA ocorrera maior pigmentação do que nas áreas de menor deposição gerando diferentes graus de bronzeado que são percebidos como manchas sobre a pele.
Para evitar este tipo de problema é preciso que seja feita uma aplicação muito regular de forma que toda a superfície da pele receba a mesma quantidade da substancia promovendo um bronzeado uniforme sem que haja áreas de maior ou menor pigmentação.
É obrigatório o uso de luvas para a sua manipulação, pois manchas amareladas podem surgir nos dedos e unhas devido à ação do DHA sobre a pele.
Quando uma formulação adequada é utilizada e uma aplicação adequada é feita, o bronzeado é homogêneo e não causa problemas.

- Se ocorrerem manchas em minha pele o que devo fazer?
Não há o que ser feito. Como o processo natural de descamação da pele permanece continuo em poucos dias, 7 a 15 dias, a coloração da pele volta a seu estado original e todas as “manchas” desaparecem naturalmente.
Para acelerar este processo basta utilizar buchas durante o banho e sabonetes abrasivos que aceleram a descamação da pele reduzindo o tempo de permanência do bronzeado removendo a coloração.

- Onde posso aplicar o DHA?
Em todo o corpo pode ser feita a sua aplicação, sem que qualquer problema venha a ocorrer.
Algumas áreas de maior depósito de queratina, como joelhos, cotovelos e dorso das mãos tendem a sofrer uma maior pigmentação com o uso do DHA, assim nestas regiões deve-se aplicar uma menor quantidade do produto.
Para uso no corpo todo a formula pode ser aplicada com ou sem o uso de roupas, desta forma pode-se ou não obter uma “Marquinha de biquíni” dependendo da necessidade/desejo individual, uma vez que não ocorre o contato do produto com a pele nas áreas cobertas pelas roupas.
- Como é feito o bronzeamento?
É preciso fazer uma aplicação muito uniforme da formula sobre a pele a ser bronzeada. Para isto utilizamos um aerossol onde a formula é borrifada sobre o corpo sob a forma de uma névoa muito fina obtendo-se uma camada uniforme no corpo todo. Para a face fazemos uma aplicação manual da mesma formula cobrindo todas as áreas de forma continua a uniforme.

- O que fazer antes da aplicação?
Para obter um bronzeado uniforme e duradouro é preciso fazer uma descamação de toda a pele antes de sua aplicação. Para isto usa-se buchas de banho ou um sabonete abrasivo, que aplicados sobre a pele removem as células mortas da epiderme (que estão para serem descamadas naturalmente) de forma a facilitar a penetração da formula. As áreas de joelho, cotovelos e dorso das mãos merecem uma atenção maior e devem ser friccionadas com maior intensidade de forma a remover o excesso de queratina que naturalmente se deposita na pele local.
É proibido a utilização de qualquer produto sobre a pele da área a ser aplicado o DHA, como hidratantes, desodorantes, perfumes, etc. Estes produtos podem reagir com o DHA ou dificultar sua absorção e desta forma diminuir sua ação nos locais onde os produtos estejam impedindo a obtenção de um bronzeado uniforme.
A presença de pelos sobre a pele dificulta a aplicação homogênea da formula. Assim deves-se estar em dia com a depilação caso seja feita a aplicação em áreas com pilificação, como axila e virilha.

- Quais os cuidados devo ter durante a aplicação?
Após a aplicação é preciso esperar a completa secagem da formula, que se faz em torno de 20 minutos após. Durante este período não pode haver o contado da pele com roupas, com outras partes do corpo, com água ou com outras pessoas. Tal fato pode levar a remoção do filme aplicado sobre a pele promovendo a perda da uniformidade da aplicação gerando áreas de menor bronzeamento.
Após a secagem completa pode-se utilizar roupas, mas estas devem ser leves e soltas. Deve-se evitar o uso de roupas apertadas ou justas.
O banho somente deve ser feito 8 horas após a aplicação, para que a formula tenha sua ação máxima sobre a pele. Caso isto não seja feito a intensidade do bronzeado pode diminuir muito.

- Posso tomar sol após o bronzeamento?
Sim.
O banho de sol após o bronzeamento com DHA é até indicado, principalmente para pessoas de pele muito clara, pois a pigmentação obtida com o seu uso aumenta a resistência da pele à ação solar reduzindo assim o dano causado por estas. Alem disso, o bronzeamento com o DHA garante que se possa freqüentar a praia ou o clube sem chamar muita atenção pelo intenso reluzir da pele com bronzeado de inverno......

- Devo usar algum tipo de produto na minha pele?
O uso continuado de Hidratantes é sempre indicado. Sua ação melhora as condições locais da pele evitando o ressecamento intenso o que garante uma pele mais saudável e um bronzeado mais duradouro. O mesmo se aplica aos bloqueadores solares que devem ser usados de forma continuada, e não somente quando se freqüenta uma praia ou clube, devendo estes ser utilizados o ano todo, o que corresponde a única medida preventiva contra o aparecimento do câncer de pele que é realmente efetiva.

- Fiz o Bronzeamento. Agora observo manchas amareladas na minha roupa. O que esta acontecendo?
Isto pode acontecer com as roupas utilizadas e roupas de banho quando estas são de cor clara. O que ocorre é que pelo atrito destas sobre a pele a células da epiderme sofrem descamação e pode ocorrer a deposição do pigmento nas roupas surgindo pequenas manchas claras amareladas nas superfícies de contato com a pele. Isto ocorre pela descamação natural das células da pele e pelo intenso efeito do DHA sobre estas gerando a deposição de grande quantidade de melanina, a ponto de permitir que a descamação natural da pele hora imperceptível possa ser visualizada a olho nu, e que não representa problema uma vez que a mancha é facilmente removida com a lavagem normal, que remove o pigmento depositado sobre a roupa.
Dr. Iversen Ferrante Boscoli - CRM SP 85374
http://www.cirurgiaesteticareparadora.com.br

Nenhum comentário: