quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Emagrecendo com Saúde

Como conseguir emagrecer é algo que todos querem saber. Um fato interessante aconteceu neste fim de semana. Um amigo que eu não via a alguns meses ao nos encontrarmos contou que havia perdido mais de 13 kg. O interessante foi que ele me disse que havia perdido peso pois seguiu o que eu havia ensinado a ele. Meio sem graça pois não me recordava o que tinha dito para ele fazer, perguntei o que eu havia conversado com ele que tinha feito a perda de treze Kg.
A verdade é que em uma oportunidade conversávamos sobre muitas coisas (corridas de aventura, MotoCross etc.) e em meio a esta conversa ele perguntou como fazer pra perder alguns kilos. Lembrei que comentei com ele apenas a forma correta de fazer isto mas nem notei que ele estava levando a sério o assunto. O resultado é que ele seguiu as orientações e alguns meses depois havia conseguido o que queria.
O mais engraçado é que ele comentou que sua filha o aporrinha muito para que ele pague para ela uma consulta com um colega que faz as pessoas emagrecerem com o uso de “formulas”. Ele disse que a filha quer consultar com o médico porque este colega é um médico que lida com atrizes e pessoas famosas, mas como a consulta custa mil reais ele ainda não tinha mandado a filha passar com este médico.
Frente ao relato dele fui obrigado a dizer-lhe que ele então, estava me devendo mil reais, já que tinha perdido 13kg depois de nossa conversa.
O que observo no dia a dia é que existem milhões de fórmulas mágicas para se perder peso. Existem revistas que semanalmente publicam uma “NOVA DIETA” mágica que promete ser melhor que a dieta da semana anterior e faz as pessoas perderem muitos kilos em apenas alguns segundos. Na minha opinião DIETA é o primeiro passo para o fracasso na perda de peso. Ninguém perde peso seguindo dieta. Basta deixar de seguir a dieta e o peso retornará e não haverá ganhos com isto a não ser uma tremenda frustração.
O mesmo se aplica ao uso de fórmulas e moderadores de apetite. Sempre falham nunca vi um tratamento destes que tenha dado certo.
Não que não ocorra a perda de peso. Sim há a perda de peso pois quem toma inibidores de apetite não tem fome e sem fome não come e não comendo submete seu organismo a uma situação de desnutrição obrigando seu corpo a consumir o que tem de reserva e com isto se perde peso, se perde musculatura, se perde saúde.
Sem contar que basta parar de tomar a medicação que o que foi perdido será completamente recuperado, se não ocorrer o acréscimo de alguns kilos a mais.
A questão é que não há somente um fator causador da obesidade.
Distúrbios hormonais e predisposição genética com certeza são os fatores que menos causam a obesidade.
A obesidade é resultado de um conjunto de fatores múltiplos tais como: hábitos de vida, cultural, desvios alimentares, distúrbios psíquicos (principalmente distúrbios de humor e ansiedade), insatisfação pessoal, baixa auto estima, distúrbios sociais, e muito mais.
Se observarmos uma família, se os pais são obesos as crianças também serão. Não por fatores genéticos mais sim por hábitos e cultura da própria família.
Um professor da Universidade Federal do Paraná dizia: O gordo pensa como gordo e como tal vê o mundo assim. Isto é uma tremenda verdade. Se perguntarmos ao obeso o que ele come ele responderá que não come quase nada. Isto porque o obeso vê sua comida como obeso. Uma porção de um kilo de picanha pode ser muita picanha para muita gente mas para o obeso não passa de um “lanchinho”. Quando olha para a porção que colocou em seu prato o obeso geralmente acha que ele esta colocando pouca comida, mas em comparação com outras pessoas ele esta colocando comida suficiente para duas ou três refeições.
Assim, para se ter uma perda efetiva de peso, ou seja para que haja a perda e a manutenção da perda, é preciso que muitas coisas sejam modificadas. Devemos mudar a forma como vemos o mundo e deixar de pensarmos como obesos. Uma porção que forneça 2000 Kilo calorias é suficiente para manter um indivíduo adulto em suas atividades diárias, inclusive com prática de exercícios sem que ocorra a perda da saúde.
Mas uma porção que forneça 2000 Kilo calorias/dia é muito pouco aos olhos do obeso, por isso ele deve entender que aquele “pouquinho” é o suficiente e que alem disso é excesso.
O grande segredo na perda de peso é NÃO PASSAR FOME. Sim não passar fome é o primeiro passo pra se perder peso.
Somos educados a fazer apenas três refeições por dia e criança que como doce entres as refeições não almoça e papai e mamãe brigam. Totalmente errado pois o grande intervalo entre as refeições provoca o aparecimento da fome.
Nosso cérebro lança mão da fome como mecanismo de sobrevivência. A fome nos avisa que é preciso ingerir alimentos para que energia seja produzida e os processos metabólicos que mantém nosso corpo funcionado possam continuar sendo feitos.
Quanto maior o intervalo entre as refeições maior é a fome que sentimos.
Ao contrário da fome a sensação de saciedade é que nos leva a parar a ingestão de alimento. O mecanismo da saciedade é desencadeado pelo sistema digestivo que informa ao nosso cérebro que já estamos “cheios” de comida e com isso nosso cérebro inibe a fome e paramos de comer.
O grande problema é que o mecanismo da saciedade é lento e demora para que nosso cérebro gere a sensação de saciedade. Assim comemos muito mais do que precisamos pois somos mais rápidos com o grafo que nosso organismo é para dizer “Basta de comida”.
Se não tivermos fome a tendência é que comamos somente o necessário sem excessos que são a causa de ganho de peso. Por isso não devemos ficar longos períodos de jejum, como já foi dito, é errado não comer entre as refeições pois com isso temos uma fome muito intensa e acabamos por comer em excesso durante as refeições.
Devemos fazer de seis a oito refeições por dia. Isto mesmo seis a oito refeições. Comendo pequenas quantidades de comida várias vezes ao dia não temos fome e não tendo fome não comemos em excesso durante as refeições. Por incrível que pareça esta é a melhor maneira de perder peso. Já vi muitos relatos do tipo: “Não sei como estou perdendo peso eu como de tudo”. Sim pode-se comer de tudo, até mesmo um docinho, desde que seja pequenas quantidade várias vezes ao dia.
Alem de ser a melhor maneira de perder alguns kilos é na minha opinião a maneira mais “Feliz” de se fazer isto pois não há a necessidade de se privar para que ocorra o emagrecimento.
Seguindo estas orientações a perda de peso será lenta, mas progressiva e com isso não há danos a saúde. Alem do mais é a melhor maneira de se perder peso e conseguir manter a perda ao longo dos anos.
Isto que falo é defino como reeducação alimentar. Como já foi dito aprendemos a comer de forma errada, fazendo apenas três refeições por dia sem direito a docinho nos intervalos, e precisamos aprender a comer corretamente. Logicamente comer seis a oito barras de chocolate de 200g por dia não permite que ninguém emagreça. É preciso escolher bem o alimento, e uma dieta balanceada é o ideal. Dar preferência para frutas, verduras, evitando o excesso de açúcares e gorduras. Não se deve evitar açucares e gorduras, apenas moderar na quantidade. Assim comer um bombom, uma barrinha de chocolate de 30g, um sorvete é perfeitamente permitido, devemos evitar é comer uma caixa de bombons ou um pote de sorvete.
Experiente este método tenho certeza que irá funcionar, Faça seis a oito pequenas refeições por dia e depois de três meses tenho certeza que terá perdido de 8 a 15Kg e nem saberá como conseguiu pois aparentemente você estará comendo “MUITO” quando na verdade acabara por comer muito menos do que comeria se fizer apenas três refeições por dia.
Um aconselhamento nutricional também ajuda e muito. Uma boa nutricionista irá lhe preparar uma “dieta” desta maneira, com seis a oito refeições por dia levando em consideração o tipo de comida que você e sua família costumam/gostam de fazer. Assim você irá comer de tudo o que gosta sem precisar “ficar de dieta” nem de Jejum e perderá peso sem mesmo saber como.

Dr. Iversen Ferrante Boscoli - CRM SP 85374
http://www.cirurgiaesteticareparadora.com.br/